domingo, 5 de junho de 2011

Bullying!


O que significa “bullying”?
"Bullying" é um termo da língua inglesa ("bully" significa “valentão)

O que é bullying?
Bullying é todo o tipo de agressão intencional e repetitiva.

Quais os objetivos do bullying?
Os objetivos principais dos agressores são intimidar e agredir.

Onde pode ocorrer o bullying?
Ao contrário do que muitos pensam o bullying não acontece somente dentro das escolas, mas também está presente em faculdades/universidades, empresas, e até mesmo dentro de casa, na família.

Qual o perfil do agressor? E da vítima?
Geralmente a família dos agressores são desestruturadas, também são autoritários, com facilidade para se socializar. As vítimas, normalmente, são pessoas pouco sociáveis, inseguras e sem capacidade de reação.

Onde acontece o bullying no Brasil?
De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2010 com alunos de escolas particulares e públicas de todo o país, existem três cidades com índices mais elevados de agressão, são elas: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba

Qual é a punição para o agressor?
ARTIGO 146 DO CÓDIGO PENAL
CONSTRANGER ALGUÉM, MEDIANTE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, OU DEPOIS DE LHE HAVER REDUZIDO, POR QUALQUER OUTRO MEIO, A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA, A NÃO FAZER O QUE A LEI PERMITE, OU A FAZER O QUE ELA NÃO MANDA:
PENA: DETENÇÃO DE 3 MESES A 1 ANO, OU MULTA.
§ 1o. AS PENAS APLICAM-SE CUMULATIVAMENTE E EM DOBRO, QUANDO, PARA A EXECUÇÃO DO CRIME, SE REÚNEM MAIS DE 3 PESSOAS, OU HÁ EMPREGO DE ARMAS.
§ 2o. ALÉM DAS PENAS COMBINADAS, APLICAM-SE AS CORRESPONDENTES À VIOLÊNCIA.”

Quais são os tipos de bullying?
Verbal, colocar apelidos humilhantes, caluniar, gozar de características (“gordo”, “magrelo”). Físico, qualquer tipo de violência física. Cyberbullying, utilizar de internet, telefone ou outras tecnologias para hostilizar. Racista, ofensas á cor de pele, diferenças religiosas, étnicas e culturais.

Quais as consequências do bullying para as vítimas?
A maioria dos agressores nem imagina a série de problemas que pode causar com seus atos de humilhação e violência. Alguns deles são a baixa auto-estima, transtornos emocionais e fóbicos, depressão e até mesmo o suicídio.

Quais as consequências do bullying para os agressores?
Estudos apontam que o bullying é o início da conduta criminal.

É possível identificar uma vítima de bullying?
Normalmente a vítima do bullying é triste, se isola, costuma faltar com frequência, tem baixo rendimento e chora constantemente. 

É possível identificar um agressor?
Normalmente o agressor se apresenta autoritário, violento, comportando-se de forma irritada e intolerante. Impõem-se através do poder, de ameaças e da força física.

Como é possível evitar o bullying?
Observando, dialogando e conscientizando.

Se você é vítima de bullying, NÃO SE CALE! Procure à direção da escola, os supervisores, converse com os pais.
Se você conhece uma vítima de bullying, NÃO SE CALE! Procure à direção da escola, os supervisores, converse com os pais ou encoraje-o à fazer isso.
Se você é agressor, PARE! Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você. Respeite as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário